Forum

Limite para Combate Tático?

Matheus Gustavo Jakimiu
Porto União - SC

09 / 04 / 2018

Combate Tático
Habilidade (Técnica) – Reação
Descrição: Se você derrotar um oponente com um ataque corporal, você pode imediatamente realizar outro ataque corporal normal (mas não Habilidades de Ação).

Surgiu uma dúvida durante um jogo recentemente: um personagem que possui a habilidade Combate Tático, derrota um oponente e com o outro ataque realizado por causa dessa habilidade derrota mais um oponente, pode fazer ainda mais um ataque? Ou apenas uma vez? Na página 14 do livro, onde fala sobre a reação, tem esse trecho: "cada Reação só pode ser acionada uma vez para cada efeito que a desencadeie", e interpretamos como o Combate Tático permitindo apenas um ataque adicional, mas queria saber outras opiniões sobre o assunto.

Além de que se não tiver limite, pode acontecer de um personagem derrotar um grupo de 10 esqueletos por exemplo, tudo em um único turno, e por mais épico que seja, ninguém é tão rápido assim haha
 Comentários (11)
Juban Albino
Niterói - RJ
Como a regra já diz, é uma vez só mesmo. Não adianta derrotar outra criatura na reação que não vai engatilhar outra reação. 09 / 04 / 2018
Domênico Gay
Capão do Leão - RS
Portador da Mighty BladeConta Premium1 de Abril 2018Membro Antigo (2011)
Há duas questões aí. A primeira é que sempre que um personagem derrota um adversário, a Habilidade Combate Tático é acionada. Assim, se ele derrota seu primeiro alvo, e com o ataque resultante derrota o segundo alvo, ele pode, sim, realizar um terceiro ataque. De fato, não há limites para o número de ataques que um personagem pode fazer com essa Habilidade - o limite é, justamente, o número de inimigos que estão ao seu redor. E aí entra a questão de quantos inimigos estão ao seu redor! Se estiver usando regras de movimentação com mapas quadriculados - o que nós usamos por padrão no Mighty Blade - então o personagem pode ter, no máximo, 8 inimigos adjacentes à si, e portanto ao alcance de seus ataques corporais. (lembre-se: o personagem não pode se mover entre um ataque e outro!) e esse seria, portanto, o limite de ataques por turno - claro, se o personagem está com uma arma de Haste, então ele teria mais 16 alvos em seu alcance, potencialmente.... Mas isso só aconteceria, literalmente, se ele estivesse cercado por uma turba de inimigos!
Com relação à velocidade dos ataques, é uma questão de interpretação. O personagem poderia atingir vários esqueletos com um único golpe amplo, por exemplo, pode fazer ataques que literalmente atravessem inimigos e atinjam alvos atrás ou ao redor do primeiro inimigo (tipo o Deadpool com sua última bala...) ou ainda acertar vários inimigos com um único ataque (como por exemplo atingir vários góblins com um ataque de uma marreta, literalmente acertando com o cabo além da cabeça da arma, e causando um efeito dominó mortal). Use a criatividade e lembre-se que um pouco de absurdo não vai atrapalhar em nada o jogo. De uma olhada em como o Capitão América e a Viúva Negra derrotam vários inimigos em segundos nos filmes, por exemplo. Dá pra tirar boas idéias dali! 10 / 04 / 2018
Matheus Gustavo Jakimiu
Porto União - SC
Aaaaaahh, então não pode se mover, apenas atacar quem está em volta

Acho que ficou muito bom assim, valeu Domênico! 10 / 04 / 2018
Espadachim de Claymore
Serra - ES
Aproveitando o tópico, derrotando um inimigo através de uma habilidade de reação, ataque redirecionado ou ripostar por exemplo, acionaria combate tático certo? 10 / 04 / 2018
Domênico Gay
Capão do Leão - RS
Portador da Mighty BladeConta Premium1 de Abril 2018Membro Antigo (2011)
Sim. Combate Tático, sendo uma reação, ela pode ser utilizada sempre que seu gatilho for ativado - no caso, derrotar um adversário com um ataque corporal - independente de como isso ocorreu. 10 / 04 / 2018
Juban Albino
Niterói - RJ
Bem, que eu lembre uma reação só pode ser engatilhada uma vez por turno. Mas OK o.O 11 / 04 / 2018
Domênico Gay
Capão do Leão - RS
Portador da Mighty BladeConta Premium1 de Abril 2018Membro Antigo (2011)
Might Blade terceira edição, página 14:
´Reação: Acionada a partir de um acontecimento. Sempre que o acontecimento descrito na Habilidade ocorrer, o efeito de Reação pode ser acionado (...) Além disso, cada Reação só pode ser acionada uma vez para cada efeito que a desencadeie.´

Isso significa que uma Reação pode ser acionada uma vez sempre que o gatilho dela for acionado. Assim, o personagem com Combate tático recebe um ataque extra - mesmo que possa fazer múltiplos ataques por turno - quando derrota um adversário. Mas toda vez que derrota um adversário, ele pode fazer um novo ataque.

Espero que tenha ficado claro - devíamos ter posto exemplos nessa seção do livro... 11 / 04 / 2018
Matheus Gustavo Jakimiu
Porto União - SC
Ah, agora sim tudo entendido! Valeu Domênico! 12 / 04 / 2018
Espadachim de Claymore
Serra - ES
Algumas habilidades de reação que tem restrições Juban, por exemplo.

Ataque Redirecionado
Habilidade (Técnica) ? Reação
Requisito: Evasão
Descrição: Quando um oponente errar
um ataque corporal contra você, você pode direcionar o ataque dele para outro alvo...
...Esta Habilidade só pode ser usada uma
vez por rodada.

Evasão
Habilidade (Técnica) ? Reação
Mana: 20
Descrição: Se o seu inimigo fizer um
ataque corporal e acertar, você pode declarar
evasão, e obrigar o inimigo a rolar novamente...
...Você só pode usar esta Habilidade 1 vez
por turno.

Ripostar por exemplo já n tem.

Ripostar
Habilidade (Técnica) ? Reação
Requisito: Nível 5, Ataque Redirecionado
Descrição: ...Sempre que
um oponente fazer um ataque contra você e errar, você pode imediatamente fazer um ataque normal contra aquele oponente.

Outra duvida que surgiu durante um combate, contra 3 inimigos, um deles me acertou um critico, então eu imediatamente declarei evasão, o inimigo re-rolou e errou o golpe, e então declarei ataque redirecionado e em seguida ripostar, o mestre questionou eu ter usado 3 reações de uma só vez. Mas não encontrei nenhuma restrição quanto ao uso de reações. Existe alguma regra quanto à isso?
Sim, sou combeiro, desculpem. 12 / 04 / 2018
Domênico Gay
Capão do Leão - RS
Portador da Mighty BladeConta Premium1 de Abril 2018Membro Antigo (2011)
Espadachim de Claymore, a regra quanto à isso é: tu faz o cara re-rolar, se ele erra tu redireciona o ataque dele contra outro alvo e em seguida tu faz um ataque contra ele - e se tu tiver Combate Tático e algum dos opoentes for derrota, da-lhe mais um ataque!
(sim, exatamente como tu tá usando)
Sim, dá pra combinar reações. Não existe nenhuma restrições de quantas Reações tu pode usar num mesmo turno - nem contra um mesmo oponente. 12 / 04 / 2018
Norasthin Berserker
Paulinia - SP
Tinha essa mesma duvida ...mas todas as respostas anteriores ja entendi tudo !! Agradeço ao responsaveis !! 13 / 04 / 2018




Outros tópicos