Forum

Sobre a chance de acertar um ataque

Gabriel

04 / 03 / 2018

Fala pessoal!
Pra começar. excelente trabalho com o sistema! Ele se encaixa perfeitamente na ideia de Medieval Fantástico que eu estava querendo mestrar. Gosto da simplicidade e adorei o sistema de classes e habilidades.
Só tem uma coisa me incomodando com relação ao combate. As defesas são calculadas como:

Atributo(For/Agi) + 5 + Bônus de armadura + Bônus de bloqueio/esquiva

Ataques são feitos normalmente com Atributo(For\Agi) + 2d6

Ok, Agora considerando dois personagens que tenham atributos principais iguais, 8 de FOR para o defensor e o atacante por exemplo. Isso "elimina" o atributo do calculo e sobra:

2d6 vs 5 + Bônus de Armadura

Um personagem muito bem equipado pode totalizar 8 de bônus de armadura (5 armadura + 3 escudo), completando 13 de bloqueio, o que o deixaria inatingível. Claro, isso não é uma situação que aparecerá no início do jogo, mas não chega a dar problema? Ou tem algum detalhe que eu estou deixando passar? Vi que algumas classes tem técnicas que permitem ignorar a armadura por exemplo. Acho que vou ter que ver na prática, mas gostaria de saber como isso fica balanceado. Valeu!
 Comentários (2)
Domênico Gay
Capão do Leão - RS
Portador da Mighty BladeConta Premium1 de Abril 2018Membro Antigo (2011)
Saudações, Gabriel, seja bem-vindo ao fórum!
Primeiramente, um personagem com um Atributo em 8 não será, de forma alguma, iniciante. Na melhor das hipóteses ele terá que ser de nível 4. Nesse nível, ele provavelmente irá se defrontar com adversários com Habilidades que aumentam o bônus de ataque (Defesa Agressiva, Flanquear, Combate em Grupo), ignoram bônus de armadura (Falhas na Armadura) ou escudo (Transpor). Além disso, várias Habilidades oferecem bônus nas rolagens (Grito de Guerra, Graça Divina, Abençoar aliados) que ajudam o personagem à vencer a Defesa do alvo. Em geral, personagens terão acesso à uma ou mais dessas Habilidades mesmo nas primeiras aventuras - todas as Habilidades listadas acima podem ser selecionadas por personagens de primeiro nível.
Existe, sim, a chance de um personagem ter uma Defesa tão alta que ele dificilmente será atingido (sucessos decisivos sempre acertam, independente do bônus do atacante ou defesa do alvo), mas nesse caso é necessário que o personagem se foque exclusivamente em aumentar sua Defesa, o que, além de deixá-lo com poucas opções ofensivas, ainda vai restringir suas capacidades fora do combate. Hipoteticamente, é possível fazer personagens extremamente difíceis de atingir, mas na prática esses personagens nunca verão a luz do dia - ao menos não em uma campanha normal. 04 / 03 / 2018
ginho
Contra uma armadura alta, nada que um ataque magico não resolva hehehe 08 / 03 / 2018




Outros tópicos